terça-feira, 29 de setembro de 2009

REALIZAR UM CONGRESSO DEMOCRÁTICO E PELA BASE


Os trabalhadores URBANITÁRIOS, como todos os trabalhadores brasileiros, vivem dias difíceis. Na COSANPA a ameaça da privatização persiste. Na CELPA a terceirização e a falta de estabilidade. Na ELETRONORTE a proposta de reestruturação que tem sido escondida dos trabalhadores por que contêm vários ataques às nossas conquistas.

Nesse momento difícil, nossa organização sindical precisa de unidade, democracia e participação da base para conseguirmos resistir, mas, tristemente, não é isso que a diretoria do STIUPA está fazendo como direção da categoria.

No dia 03 setembro, essa diretoria convocou uma assembléia para escolher os delegados ao VI Congresso dos Trabalhadores Urbanitários (CETIUPA), porém, foi uma assembléia esvaziada, sem participação da base, pois a convocatória foi publicada em cima da hora e em muitos locais ela nem chegou. Você sabia que vai haver um congresso da categoria Urbanitária? No dia 04 deveriam ter sido realizadas assembléias no interior, mas achamos que muitas não foram feitas, foram substituídas por indicações da diretoria do sindicato, que vai gastar com passagens, hospedagem e alimentação com representantes que não foram eleitos pela base. Em Belém, havia apenas 5 trabalhadores de base na assembléia, entre eles dois membros da ALTERNATIVA URBANITÁRIA. A diretoria do STIUPA negou-se a fazer assembléias por local de trabalho e a realizar um congresso amplo, aberto e democrático.

Qual é o medo de realizar um congresso aberto, onde todos possam participar e dar sua opinião para fortalecer o sindicato? Por que não estimulamos a participação da base nos fóruns do sindicato?

A ALTERNATIVA URBANITÁRIA chama os trabalhadores a não reconhecerem esse congresso, pois se trata de um fórum antidemocrático, onde só vai a “panela”. Precisamos de um congresso de verdade, com delegados eleitos pela base, com assembléias por local de trabalho e com a mais ampla democracia. Um congresso assim, democrático e pela base, irá fortalecer a categoria para enfrentar os desafios que estão à nossa frente. Chamamos a diretoria Petista do STIUPA a refletir sobre suas atitudes e deixar de tratar o sindicato como tratam os cargos eletivos no parlamento outros membros desse partido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário