quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PT aceita privatizar água em troca de apoio de Duciomar para a reeleição de Ana Júlia

Foi noticiado hoje na imprensa local que o governo do Estado e o município entram em acordo sobre a questão da privatização da água e saneamento em Belém. Pra variar foi um acordão que nada responde as necessidades do povo paraense, e sim os interesses politico-financeiros dos corruptos e gestores incompetentes como Ana Júlia e seu comparsa Duciomar Costa. Aparentemente o acordo passa pelo municipio receber a concessão da distribuição da água e saneamento de Belém, ai na licitação a COSANPA "ganharia" e de quebra comparia a SAEB, que atende alguns distritos de Belém, como Icoraci, por 70 milhões, sendo que a empresa vale somente 30 milhões, os outros 40 milhões iriam nós já podemos desconfiar para onde. Isso demonstra claramente o descaso do governo petista com a população, preocupada somente com sua reeleição Ana Júlia está de costas para o povo paraense desde seu primeiro dia de gestão. Infelizmente as direções de sindicatos importantes para ajudar no combate e nas mobilizações apoiam o desgoverno petista/pemedebista de Ana Júlia e Jader.

É o caso do Sindicato dos Urbanitários do Pará, que em breve trairá a luta dos trabalhadores da COSANPA, e o SINDISAÚDE que sequer apareceu na greve do Hospital Ofir Loyola. É preciso que os trabalhadores façam a experiência com essas direções neopelegas, essa verdadeira quadrilha sindical que é a CUT para que possam dar um passo a frente e construir uma direção de luta, independente de patrões e governos. Para nós essa alternativa se expressa na CONLUTAS como pólo mais dinâmico hoje da reorganização sindical brasileira. Por isso as oposições sindicais devem dar um batalho maior para conseguir que as lutas não fiquem presas pelos bandidos sindicais da CUT e do PT. Cabe aos próprios trabalhadores refundarem suas direções e romperem com aquelas que não servem, como é a CUT.

A Oposição Alternativa Urbanitária, oposição a direção do Sindicato dos Trabalhadores Urbanitários do Pará, denunciou semanas atrás a tentativa do governo do Estado de fazer um acordão com a prefeitura para desviar os focos da mobilização contra a privatização do sanaemento pois esse eixo de privatização, apesar de ser responsabilidade da prefeitura, respinga à responsabilidade no governo do Estado que abandonou a COSANPA e não investe na empresa, o que reflete no péssimo serviço prestado pela empresa, e pelas condições precárias de saúde e segurança do trabalho e péssimos salários para os trabalhadores da COSANPA. Apesar da unidade de ação necessária entre a oposição e o sindicato para derrotar a privatização, a oposição não podia deixar de denunciar que o sindicato, infelizmente, estava mais comprometido com o governo estadual do que com os trabalhadores da COSANPA e com a população de Belém. Apesar de tudo caminhar para o acordão não podemos abrir mão que o dinheiro público seja usado como barganha política para a eleição da Ana Júlia.

Só a mobilização poderá derrotar Duciomar e Ana Júlia e arrancar do governo estadual um plano sério de investimento na COSANPA, além do cumprimento total do Acordo Coletivo feito com os trabalhadores, e um plano de reajuste salarial real.

Um comentário:

  1. olá companheiros e companheiras acessem o nosso blog: lutaurbanitariama.blogspot.com e analisem nossos texto e enviem vossa contribuições. estamos na luta contra a burocracia sindical, o governo e os patrões.
    saudações socialistas
    MARCOS SILVA

    ResponderExcluir